Programa Comunidades de Angra esteve novamente na Rua Mangaratiba, e principais reivindicações foram listadas pela população
A equipe do Comunidades de Angra (PCA) voltou à Rua Mangaratiba, na Japuíba, na noite de segunda-feira, 21 de agosto, para mais uma vez, ouvir os moradores. Agora foi realizada a terceira fase do programa, desenvolvido pela Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, que consiste em a população escolher as prioridades para o seu bairro.
- O governo sentiu o desejo de se aproximar mais das comunidades e, por meio do PCA, o povo tem voz e fala o que realmente está precisando. A voz da população vai ser traduzida em benefícios para o bairro – explicou Heraldo França, diretor de gestão do programa Comunidades de Angra.
Em 7 de agosto, a equipe do PCA esteve pela primeira vez na localidade e, ao longo do dia, dezenas de pessoas foram ouvidas e 37 demandas levantadas. As 20 questões mais solicitadas foram apresentadas ao grupo que esteve presente à reunião de segunda-feira. Coube aos participantes a escolha das 10 demandas prioritárias.
Entre as 10 prioridades definidas pela população, a mais citada foi a dragagem do Rio do Meio. As outras foram: promoção de atividades para idosos; construção de um cais para pescadores no Rio do Meio; fiscalização de motos na ciclovia; implementação de uma unidade médica; celeridade na marcação de consulta; fiscalização de pipas com cerol na rua; reforma da ponte do Rio do Meio, cobertura do valão próximo à praça e manilhamento e pavimentação do beco existente na localidade.
Além da escolha das prioridades, na mesma reunião foi montada uma comissão formada por quatro moradores que terão a responsabilidade de representar a Rua Mangaratiba junto à equipe do PCA. Em breve, a equipe da prefeitura retornará à comunidade para apresentar um plano de trabalho, informando como e quando os problemas apontados começarão a ser resolvidos.
- Moro aqui desde 1979, e o que nunca tivemos estamos tendo agora, que é essa comunicação entre os moradores e os governantes. Está sendo muito bom. Já estamos vendo as coisas acontecerem e espero que continue assim – afirmou Ronildo Costa, marinheiro particular, e morador da Rua Mangaratiba desde 1979.
PROGRAMAÇÃO PCA:
21/08 A 23/08, DAS 9H30 ÀS 15H30
1ª Fase do PCA
Comunidade: Camorim
Local: Quadra do Camorim
23/08, ÀS 18h30
3ª Fase do PCA
Comunidade: Japuíba
Local: Escola M. Tereza Pinheiro de Almeida
24/08 E 25/08, 9H30 ÀS 15H30
1ª Fase do PCA
Comunidade: Morro da Glória I
Local: Antiga Garagem da Colitur
25/08, 18H30
3ª Fase do PCA
Comunidade: Porteira
Local: Rua São José, nº 11, Centro Educacional Filadélfia (rua ao lado da Igreja Batista, próximo ao Campo da Porteira).
Comments