Vereador Claudio Guimarães tem proposituras aprovadas por unanimidade
No mês em que se comemora do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro, os vereadores de Porto Real aprovaram, por unanimidade, o projeto de Lei nº 046/2022, de autoria do vereador Claudio Guimarães (PTB), que sugere ao Poder Executivo a criação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos a ser realizada, anualmente, na última semana do mês de setembro. A propositura foi deliberada nesta quarta-feira (28), em segunda votação, durante a 54ª sessão ordinária e, obedecendo aos trâmites regimentais, seguirá para o gabinete do prefeito municipal para as futuras providências.
De acordo com o autor, o projeto visa conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos; contribuir com o aumento do número desses doadores; salvar vidas e promover ações de esclarecimento e incentivo através da realização de palestras, eventos, parcerias e campanhas educativas. "Através dessas ações, espera-se um aumento no número de doadores e, consequentemente, a diminuição da fila de espera por transplantes”, destacou Claudio Guimarães.
“A doação de órgãos além de ser um ato de amor ao próximo, também é uma demonstração de solidariedade e de esperança. Muitas das vezes, o transplante é a única esperança de vida de muitos pacientes que aguardam na fila de espera por um potencial doador e sabemos por meio de estatísticas, que um doador é capaz de salvar até oito vidas. É importante darmos mais foco a temas como este, porque, quanto mais pessoas se conscientizarem sobre a importância de se tornar um doador, menor será angustiante a fila de espera por um órgão”, salientou o vereador.
Para ser um doador, não precisa deixar nada por escrito, nem registrar documento, basta manifestar essa vontade em vida para a família. Os órgãos podem ser doados por pessoas vivas ou falecidas. Uma pessoa viva pode doar um dos rins, parte do fígado ou do pulmão e medula óssea. Já o doador falecido, vítima de dano cerebral irreversível causado, por exemplo, por traumatismo craniano ou acidente vascular encefálico, pode doar rim, coração, pulmão, pâncreas, fígado, córnea, válvulas cardíacas, ossos, tendões, pele, cartilagem, medula óssea, vasos sanguíneos, etc.
MOÇÃO DE LOUVOR E CONGRATULAÇÃO:
O vereador Claudio Guimarães também realizou a entrega de uma singela homenagem durante a sessão desta quarta-feira, 28. A convite do autor, três munícipes que obtiveram sucesso na fila de espera para transplante de órgãos e tecidos foram recebidos no plenário e agraciados com uma Moção de Louvor e Congratulações. Os agraciados foram Décio Cândido da Cunha, Claudiney Andrade Tibúrcio e Renato Costa. A Moção de Louvor e Congratulação nº 42/2022 também foi aprovada por unanimidade.
Serviço:
Foto 01 - entrega da Moção de Louvor nº 42/22
Foto 02 - arquivo vereador Claudio Guimarães
Créditos: CMPR
ความคิดเห็น