Antônio Carlos Vilela se destacou pela sua atuação em prol do desenvolvimento regional
O Diretor de Operações Americas da Schweitzer-Mauduit International, multinacional do ramo de celulose localizada no município de Piraí, e vice-presidente da Firjan Sul Fluminense, Antônio Carlos Vilela, recebeu nesta terça-feira (24/5) a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro durante as comemorações do Dia da Indústria, realizadas na sede da Firjan, na capital. A comenda, que é concedida desde 1965, condecora personalidades que tenham se destacado na defesa da indústria fluminense e nos contextos político, econômico e social.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou o papel da indústria e dos homenageados no desenvolvimento da sociedade e de outros segmentos produtivos. “É o avanço da indústria que permite o avanço dos demais setores, do agro aos serviços, e aproveitamos o Dia da Indústria para homenagear empresários e executivos, que com sua competência, determinação e exemplo são responsáveis diretos pelo sucesso da atividade industrial, agora reconhecido unanimemente”, ponderou.
Além de comandar a fábrica da Schweitzer-Mauduit, Vilela desempenha um papel relevante para o desenvolvimento do Sul Fluminense, umas de suas principais preocupações em todos as funções que ocupa. Quando à frente da presidência regional da Firjan, de 2018 a 2020, atuou em questões fundamentais para o fortalecimento da região, como o pleito da subestação de energia para o polo industrial de Resende, inaugurada em sua gestão; acompanhou de perto cada tramitação da nova concessão da rodovia Presidente Dutra, visando atender às demandas dos municípios locais e suas empresas; e articulou junto de cada Executivo municipal a celeridade na aprovação de leis da tecnologia 5G. Devido a sua capacidade de interlocução com os principais agentes da sociedade civil e poder público, foi eleito presidente, em 2019, da Agência de Desenvolvimento Regional do Médio Vale Paraíba, outra instituição de incremento local.
“Só tenho a agradecer pela medalha, pelo reconhecimento, isto me dá mais entusiasmo para continuarmos trabalhando para o desenvolvimento do Sul Fluminense. Acho que todo empresário deve trabalhar para o bem da sociedade, do meio ambiente e para o crescimento da sua região, para assim deixar um legado. Muito mais do que ser empreendedor, temos que ser cidadãos que fazem parte da construção de um país melhor, de uma região melhor, em busca da felicidade de todo o povo”, declarou Vilela.
As indicações para a medalha são apreciadas por uma Comissão Permanente do Mérito Industrial. Também foram contemplados nesta ocasião Christian Humberto Schleicher, diretor do Parque Industrial da Bayer; José Rosenberg Furer, diretor-presidente e CEO da Katrium Indústrias Químicas S.A; Addison Freitas Meneses, diretor-presidente da Thiamo Malhas e presidente do Sindicato de Confecção Roupas e Chapéus de Senhoras de Petrópolis; Adriana Elizabeth Ventura, diretora do jornal A Voz da Serra; e o senador Carlos Portinho.
Comments