Atualmente, a SMS tem o cadastro de 70 pacientes que convivem com o HIV no Município
O Policlínico do bairro Jardim das Acácias foi palco na manhã desta quarta, 1º de dezembro, da abertura da campanha Dezembro Vermelho, mês voltado para a conscientização e a luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST 's (infecções sexualmente transmissíveis). Na tarde do mesmo dia, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro, realizou a decoração da unidade com as cores da campanha, além de realizar a testagem dos pacientes na unidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real (SMS), o objetivo é chamar a atenção da população para a prevenção, tendo como foco a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Atualmente, a SMS tem o cadastro de 70 pacientes que convivem com o HIV no Município e, segundo o setor municipal de IST, essas pessoas podem escolher se o tratamento acontecerá em Porto Real ou em outros municípios.
“A não adesão ao tratamento compromete a qualidade de vida. Por isso, o importante é realizar a testagem e diante de um diagnóstico positivo para o vírus HIV, iniciar o tratamento. Todo o atendimento acontece no local onde os pacientes se sentem mais à vontade e menos expostos com relação ao diagnóstico”, explica a subsecretária de Saúde Verônica Machado, presente na cerimônia de abertura.
Além disso, a Secretaria oferta as testagens em todas as Unidades Básicas de Saúde (USF), além do tratamento através do Programa de IST/ Aids e Hepatites Virais. “O tratamento é totalmente gratuito, pelo SUS. Queremos sempre prestar um serviço com qualidade, onde além do atendimento médico, o paciente também passa por consulta Psicológica, dispensação dos antirretrovirais e realização de exames específicos para o acompanhamento dos casos”, analisa o prefeito Alexandre Serfiotis, reforçando que durante este mês, um calendário foi articulado para intensificar as testagens. Confira: 02/12 - USF do bairro Novo Horizonte, a partir das 8h30; 03/12 - USF do bairro Jardim Real, a partir das 8h; 06/12 - USF do bairro Bulhões, a partir das 8h; 07/12 - USF do bairro Freitas Soares, a partir das 8h; 10/12 - USF do bairro Jardim das Acácias, a partir das 8h30; 11/12 - USF do bairro São José, a partir das 8h. Foto: Regiane Real.
Comentários