As novas unidades se juntarão às sete já contratadas no ano passado
Presidente da Comissão Especial de Indústria Naval, de OffShore e do Setor de Petróleo e Gás da Alerj, a deputada Célia Jordão (Patriota) comemorou a retomada do mercado de FPSOs em 2021 e afirmou que vai continuar lutando para que novas unidades sejam construídas no Rio de Janeiro. No ano passado, das 10 unidades contratadas em todo o mundo, o país foi responsável pela contratação de sete, conquistando a dianteira na retomada do mercado global.
¨Fechamos 2021 com boas notícias para a indústria naval e os setores de petróleo e gás. Temos perspectivas de novos projetos e oportunidades reais para 2022, com a retomada da economia fluminense. Como presidente da Comissão Especial que trata do tema, na Alerj, vou continuar batalhando para que muitas dessas unidades sejam construídas no Brasil, mais precisamente, no Estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, Niterói e Itaguaí¨, ressaltou a deputada.
Em 2022, segundo a empresa norueguesa de inteligência de mercado Rystad Energy, a previsão é de que sejam contratadas mais três unidades pelo mercado brasileiro: P-80, em Búzios; Gato do Mato, na Bacia de Santos; e Maromba, na Bacia de Campos. As novas unidades se juntarão às sete já contratadas no ano passado: P-78, P-79, Bacalhau, Almirante Tamandaré, Alexandre de Gusmão, Parque das Baleias e Atlanta. Se as expectativas se confirmarem, o Brasil continuará na dianteira do mercado global.
Em dezembro, a deputada reuniu-se com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para conhecer os projetos do Governo Federal nos setores naval, de petróleo e gás e de energia nuclear. Na ocasião, o Ministro, que também preside o Conselho Nacional de Política Energética, anunciou a geração de mais de 600 mil empregos no Brasil, só nesses últimos três anos, nos setores de petróleo e gás.
Comments