top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

COVID-19: BARRA MANSA ULTRAPASSA A MARCA DE 50 MIL DOSES DE REFORÇO APLICADAS

O boletim epidemiológico ainda totalizou 28.816 casos positivos, 718 óbitos e 26.355 pessoas curadas

Barra Mansa superou a marca de 50 mil aplicações da terceira dose do imunizante contra Covid-19 nesta sexta-feira, 18. O município também já aplicou mais de 140 mil doses de D1, 126.412 de D2 e 43 de D4, além de aproximadamente 8 mil doses em crianças, totalizando 324.434 doses aplicadas no geral.


Com o avanço da vacinação, os casos da doença estão mais amenos e o índice de internação está muito baixo. De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela Gerência de Vigilância em Saúde, 23% dos leitos clínicos estão ocupados e 77% disponíveis. Já os leitos de UTI têm 100% dos leitos disponíveis, assim como os respiradores. O boletim epidemiológico ainda totalizou 28.816 casos positivos, 718 óbitos e 26.355 pessoas curadas.


Segundo o secretário de Saúde, Dr. Sergio Gomes, os números de casos de Covid-19 em Barra Mansa estão estáveis. “Estamos respeitando todos os protocolos e trabalhando com muita responsabilidade para salvar vidas, tanto nos atendimentos no setor público, como no processo de vacinação. Prova disso é que as taxas de ocupação são bem menores do que em outras épocas”.

Os munícipes que precisam de atendimento público em relação ao coronavírus podem procurar a Santa Casa de Misericórdia, o Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, na Região Leste, a UPA Centro e, em casos específicos de gestantes, puérperas e lactantes, o Hospital da Mulher. Os postos de saúde dos bairros também realizam o primeiro atendimento, encaminhando para os hospitais os casos mais graves.

Esquema vacinal de segunda-feira

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, informa que neste sábado, 19, não haverá vacinação contra Covid-19 no município. A ação será retomada na segunda-feira, 21, das 9h às 16h, com a aplicação do imunizante em crianças, jovens e adultos.


As crianças com cinco anos de idade ou as que possuem imunossupressão, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, podem receber a primeira dose da vacina e devem procurar as seguintes unidades de saúde: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante as segundas, quartas e quintas-feiras.


Já as crianças a partir de seis anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.


Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos

A Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos. O esquema da segunda-feira, 21, é o seguinte:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;

- D2 agendadas (CoronaVac, centralizada no Pro Saúde Segunda, Quarta e Quinta-feira, a Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos.

- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 21/10;

- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 21/10.


Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.


As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

foto: Chico de Assis

Kommentare


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page