Na última fase do programa, Prefeitura apresentou as soluções para as dez principais demandas catalogadas no bairro
Os moradores da Enseada receberam, na noite dessa quarta-feira (27), a devolutiva das demandas levantadas pelo Programa Comunidades de Angra no bairro. Na ocasião, a equipe da Prefeitura apresentou as soluções para as dez principais demandas apontadas pelos moradores, entre elas nas áreas da saúde, mobilidade urbana, saneamento e esporte. Com a equipe do PCA estiveram presentes representantes das secretarias mencionadas, possibilitando um diálogo transparente entre comunidade e poder público.
- Desde o começo do Comunidades de Angra, nossa equipe manteve contato com as secretarias para elaborar um projeto mais eficaz que atenda as solicitações dos moradores. Agora, nesta última fase, a presença dos representantes foi ainda mais importante para garantir uma devolutiva de qualidade para a população do bairro – avaliou Heraldo França, diretor de Gestão do PCA.
Dentre as mais de 25 pessoas presentes na reunião estava Almerinda do Nascimento, de 79 anos. Segundo a moradora, o projeto é essencial para os bairros de Angra.
- Estou gostando muito, pois mostra que o poder público está correndo atrás para realizar melhorias. Agora, como nosso dever, devemos continuar cobrando para que elas sejam feitas. Eu, como moradora, considero a localidade muito tranquila, porém com algumas demandas que devem ser atendidas. Caso sejam realizadas, nosso bairro ficará ainda melhor – comentou.
SAÚDE
Na saúde, o principal pedido dos moradores foi a implementação de um novo posto de saúde no bairro. Para que isso possa ser feito, é necessário realizar um estudo de georreferenciamento, levantamento populacional e cadastro dos usuários da comunidade, conforme é previamente determinado pela Política Nacional de Atenção Primária - PNAB.
A Prefeitura de Angra já iniciou esse estudo e, em breve, terá uma resposta mais completa sobre a implementação de uma nova unidade de saúde na Enseada.
MOBILIDADE E SEGURANÇA
Outro importante pedido por parte dos moradores foi o reforço na mobilidade e segurança do bairro. A população solicitou o aumento do itinerário da linha de ônibus C05 e um estacionamento público no bairro.
Como resposta para as demandas, a Prefeitura já iniciou uma conversa com a empresa responsável pelo transporte público na cidade e está sendo feita uma análise para apurar a viabilidade da oferta de mais horários para atender os moradores. Já em relação ao estacionamento público, o governo está elaborando um estudo para entender a viabilidade técnica para sua implementação.
A população também solicitou mais policiamento durante o período noturno no bairro. Desde que o pedido foi enviado para a Secretaria de Segurança Pública, o patrulhamento foi intensificado com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e com viaturas do 33º Batalhão de Polícia Militar.
ESPORTE E LAZER
As atividades físicas e áreas para o lazer também não ficaram de foram dos pedidos dos moradores. Eles solicitaram a cobertura da quadra da praia e a construção de uma calçada na orla. Segundo a Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, a cobertura da quadra não pode ser executada, pois a mesma se encontra em uma área de preservação permanente. Para solucionar a demanda, a secretaria já está em busca de um terreno adequado para receber uma nova quadra coberta. A Prefeitura informou aos moradores que já existe um projeto elaborado para o calçamento da orla e que o mesmo se encontra em processo de revisão.
Para o esporte, a população sugeriu polos de futevôlei, hidroginástica, zumba, escolinha de futebol e ginástica. A Secretaria de Esporte e Lazer garantiu que será aberto um novo polo de Esporte é Vida (treino funcional) e aeroboxe para atender os moradores do bairro. Ainda destacou que a localidade possui um projeto de futevôlei apoiado pela Prefeitura de Angra.
Commenti