A reunião será às 10h, na sala 1809 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, e será transmitida ao vivo pelo YouTube Alerj Digital
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta terça-feira (19/09) audiência pública para discutir a Indicação Legislativa 15/23, de autoria da deputada Renata Sousa (PSol), presidente da Comissão, que propõe a criação do "Programa Estadual de Dignidade Menstrual” no Estado. A reunião será às 10h, na sala 1809 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, e será transmitida ao vivo pelo YouTube Alerj Digital.
“Vamos debater sobre o direito das mulheres à saúde menstrual sob a perspectiva de raça, gênero e classe. No Rio de Janeiro, a pobreza menstrual acomete especialmente mulheres em situação de rua. Além da dificuldade para comprar os absorventes, as mulheres que vivem nas ruas muitas vezes não possuem acesso a banheiros e a água corrente para poderem se lavar. Essa situação pode levar a um conjunto de doenças. Esse será um dos pontos que vamos abordar”, antecipou Renata Sousa.
Entre as convidadas para a reunião estão a vice-diretora de ensino e informação da Fiocruz, Ingrid D'avella; a terapeuta menstrual Edineide Pereira; a representante da Instituição Mulheres de Axé do Brasil, Margareth Kaiser e a coordenadora da ONG Criola, Mariane Marçal.
Comments