Atual governador busca reeleição e deverá disputar com Santa Cruz, Garotinho, Freixo e Ganime
PDT e PSD selaram uma aliança para disputar as eleições deste ano no Rio, o anúncio foi feito após uma reunião entre o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na noite da última quarta-feira (02).
O encontro, que ocorreu na sede da Prefeitura do Rio, confirma que Felipe Santa Cruz (ex-presidente da OAB) ou Rodrigo Neves (ex-prefeito de Niterói) serão candidatos ao governo do Estado, embora ainda não haja definição sobre quem vai encabeçar a futura chapa.
O acordo é consequência de conversas especialmente entre Paes e Lupi, que fizeram o papel de mediadores, e confirma a aproximação entre o prefeito do Rio e o PDT.
— Decidimos aqui hoje que PDT e PSD vão caminhar juntos na eleição pro governo do Estado. Não estamos falando de nomes. Temos dois belos nomes nessa aliança. Vinha conversando com o Lupi e ambos entendíamos, e os nossos candidatos também, que a gente precisava apresentar uma candidatura no estado do Rio de Janeiro que pudesse enfrentar os desafios que o estado tem diante de si — afirmou Paes.
Amigos à anos, Felipe Santa Cruz e Rodrigo Neves comemoraram a aliança que, para Neves, a união é encarada como uma “possibilidade de despertar esperança” no estado.
Perguntado sobre o cabeça de chapa, Lupi destacou que os partidos vão conversar bastante, que o diálogo entre Neves e Santa Cruz, também irá ajudar a definir o nome escolhido.
Felipe Santa Cruz ressaltou sua boa relação com Rodrigo Neves e minimizou a definição da candidatura ao governo. Para o ex-presidente da OAB, o momento é de “passar por cima de vaidades e projetos pessoais”.
As conversas entre Paes e PDT foram intensificadas depois que o ex-presidente Lula (PT) bateu o martelo e reforçou seu apoio ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB) para o governo do Rio, como mostrou a colunista do GLOBO Malu Gaspar. Até então, Paes se mostrava disposto a se juntar ao PT por uma candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado estadual André Ceciliano (PT).
Até o momento, Paes afirma que apoiará o candidato de seu partido para a Presidência da República, o senador Rodrigo Pacheco (MG), mas avalia como positivo o nome do presidenciável Ciro Gomes (PDT).
Com a união de PDT e PSD para o governo do estado o cenário começa a mostrar os possíveis candidatos, que hoje são o atual governado Claudio Castro, pelo PL, o União Brasil pode lançar o ex-governador Garotinho, o PT se unirá o PSB em apoio ao deputado federal Marcelo Freixo, o Novo lançou o deputado federal Paulo Ganime.
Foto O GLOBO
Comments