Lei Estadual de Rondônia proibia o uso de linguagem neutra em escolas
O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, por suspender, em decisão liminar, uma lei estadual que proibia a utilização da chamada linguagem neutra em escolas.
Bolsonaro em entrevista à rádio Jovem Pan News questionou "que ministro é esse" e "o que ele tem na cabeça".
Gravada no sábado e exibida nesta segunda-feira. O presidente disse que a lei suspensa pelo Ministro Edson Fachin seria de Santa Catarina, mas na realidade era de Rondônia. A decisão ainda precisa ser confirmada por maioria da corte.
Um decreto de Santa Catarina com teor semelhante também foi questionado no STF, mas essa ação tem outro relator e ainda não foi analisada.
— Se eu não me engano, Santa Catarina… Sim, Santa Catarina. Tem uma lei lá que foi sancionada pelo governador proibindo a linguagem neutra. O que o ministro Fachin fez? Acho que foi o Fachin. Deu uma liminar contra essa lei que estava lá em Santa Catarina proibindo a linguagem neutra — afirmou Bolsonaro na entrevista.
O presidente, então, partiu para o ataque ao ministro do STF:
— Que país é esse? Que ministro é esse do Supremo Tribunal Federal? O que ele tem na cabeça? O que ele… É "eu quero"? Virou "eu quero", "eu não quero"?
Comments