top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorHenrique Carvalho

BOLSONARO ADIA FILIAÇÃO A PARTIDO DO CENTRÃO APÓS TROCA DE OFENSAS COM PRESIDENTE DA SIGLA

O clima entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto azedou na madruga de domingo

O presidente Bolsonaro, que esta em viagem nos Emirados Árabes, confirmou que sua filiação ao PL, do deputado Valdemar Costa Neto foi adiado, inicialmente programado para o dia 22 de novembro. O motivo seria a recusa da família Bolsonaro em aceitar que o PL apoie em São Paulo o atual vice-governador, Rodrigo Garcia, que é do PSDB.


O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente, disse em entrevista ao portal R7, durante viagem a Dubai, que outro atitude do PL que a família não aceita é uma nota do PL que autoriza as executivas a apoiarem oficialmente alguns partidos considerados "impossíveis" para eles, como o PT.


— Algumas coisas incomodaram um pouco o presidente, como uma nota oficial do PL autorizando executivas de alguns estados a apoiarem alguns partidos que são, no nosso ponto de vista, impossíveis de estarem conosco, como o PT, por exemplo — disse Flávio.

O senador ainda disse que é preciso que o PL faça "algumas concessões com relação a suas bancadas em alguns estados que são sustentação de partidos de esquerda". A família Bolsonaro rejeita a possibilidade de alianças com siglas como PT, PDT, PSOL e Rede, em qualquer estado ou cidade.


Há dois dias, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, divulgou uma nota oficial na qual reiterou a autonomia do presidente do PL de Pernambuco, Anderson Ferreira, para a escolha dos nomes que constarão na chapa de candidatos majoritários e proporcionais das próximas eleições. Entre os possíveis candidatos apoiado pelo PL de Pernambuco está a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB).


O deputado Capitão Augusto (PL-SP) confirmou ao jornal O Globo que há "questões complexas" que envolvem candidaturas regionais, citando como exemplo de divergência a possibilidade de o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disputar o governo de São Paulo, projeto que o presidente Bolsonaro não esconde que é seu desejo.


Nesse caso, interlocutores do presidente Bolsonaro, dizem que foi costurado internamente um acordo para que o Ministro possa disputar uma vaga ao Senado pelo estado de Goiás. Mas, ainda assim, integrantes do PL afirmam que o presidente não concorda com o apoio a um candidato ao governo de São Paulo que seja do PSDB, pelos vários ataques trocados com o atual governador João Dória, que disputa a indicação do PSDB para ser o candidato a presidente.


— Você lança essa disposição que ele tem, de filiar ao PL, aí regionalmente vai aparecendo problemas. Ontem perceberam que precisam sentar de novo para reajustar. Serão várias rodadas de negociação até estar bem certo. Assim que é feito - afirmou o deputado Capitão Augusto.


O site O Antagonista informou que a intensa troca de mensagens entre o presidente Bolsonaro e o deputado Valdemar, terminou em troca de ofensas e que Valdemar deixou claro que é ele quem manda no PL e continuará mandando.


Bolsonaro quer que o filho 03, Eduardo, comande o PL de São Paulo, ao ouvir de Costa Neto que isso seria impossível, o presidente mandou o deputado para aquele lugar e recebeu de volta um "vá você e seus filhos". Assessores do presidente disseram ao site O Antagonista, que não há mais clima para filiação.

Comentários


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page