Nesta terça-feira, 26, aplicação de doses aconteceu na Escola Municipal Rotary Clube, no Monte Cristo. Cidade mantém imunização para todas as idades nos postos de saúde
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, avança com a vacinação pediátrica nas escolas da cidade. Nesta terça-feira, 26, foi a vez de 11 alunos da Escola Municipal Rotary Clube, no bairro Monte Cristo, receberem doses contra a doença. De acordo com dados da Pasta, quase 15 mil doses pediátricas, para crianças de 5 a 11 anos de idade, já foram aplicadas no município, sendo 9.782 D1 e 5.153 D2.
De acordo com a responsável pela equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde, Yasmim Rio Verde Amaral, o avanço da vacinação nas crianças contribui para o controle da doença em Barra Mansa.
“A secretaria de saúde juntamente a secretaria de educação está realizando um projeto na rede municipal de ensino para reforçar a importância da vacinação nas nossas crianças. Essa proposta teve início em março e desde então vem sendo muito bem recebida pela nossa população. Em meio a um cenário de fake news, as reuniões com os pais estão sendo de extrema importância para acabar com essas dúvidas sobre a vacinação. ‘Estamos tendo um alcance de cobertura vacinal maior é uma ótima aceitação da população.’ Acrescentou Yasmim.
Vacinação
Nesta quarta-feira, dia 27, a vacinação contra Covid-19 segue na cidade. As doses pediátricas são aplicadas nas seguintes unidades para quem tem 5 anos ou imunossupressão: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras, e na Vila Maria, as doses infantis são aplicadas às terças e quintas.
Os responsáveis de crianças a partir de 6 anos de idade poderão procurar as seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.
Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.
Jovens e adultos
A vacinação contra o coronavírus também continua para jovens e adultos:
- D1 em pessoas a partir de 12 anos;
- D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;
- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 27/12;
- D4 para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 27/12 e idosos acima de 80 anos que tenham tomado D3 até 27/12.
Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.
Influenza e sarampo
A imunização contra Influenza e sarampo acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Nesta primeira etapa, as doses contra Influenza são destinadas aos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde acima dos 18 anos de idade.
As doses contra sarampo serão aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus próprios locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral como atualização de caderneta.
Comentarios