top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

BAIRRO VOLTA GRANDE, EM VOLTA REDONDA, RECEBE MAIS UMA OFICINA SOBRE COMO FAZER REPELENTE DE CITRONELA

Iniciativa gratuita realizada pela Farmácia Viva, da Secretaria de Saúde, ensina participantes a produzir recurso complementar para os cuidados contra a doença

O programa Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, realiza nesta terça-feira (19), a partir das 8h30, mais uma edição da oficina gratuita de Citronela. A iniciativa acontecerá no Volta Grande, em um espaço da igreja católica localizada ao lado da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro. O objetivo é oferecer à população um recurso complementar para os cuidados contra a dengue.

 

“Quem já participou da primeira, no dia 5, estará avançando na oficina. Mas também estaremos retomando o ensino da receita, do preparo para quem for pela primeira vez. Quem estiver interessado em aprender, fazer e levar para casa um pouco do repelente é só comparecer à oficina no Volta Grande”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas da SMS, Fabíola Angelita Martins.

 

A coordenadora conta ainda que a citronela é um repelente para mosquitos e na oficina os participantes aprendem a fazer um spray com propriedades de repelente de insetos, rápido e prático. A ação faz parte das atividades de Práticas Integrativas e Complementares da secretaria de Saúde, no eixo da Fitoterapia.

 

“Além do Volta Grande, já levamos essa oficina de citronela ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Vila Rica, e agendamos uma para o próximo dia 26, às 8h30, no ginásio do bairro Açude”, disse Fabíola Angelita Martins, que ministra a oficina junto das profissionais Iara Mediato e Marlete Fraga.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que atua em várias frentes no combate e prevenção à dengue, realizando visitas às residências, disponibilizando centros de hidratação, orientações, entre outras ações, e a produção de um repelente natural é mais uma opção para que o morador possa se proteger contra o mosquito. A Farmácia Viva tem o papel de promover práticas integrativas e complementares, beneficiando a população.

 

Farmácia Viva

 

Localizado na Fundação Beatriz Gama (FBG), no bairro Retiro, o Farmácia Viva é um modelo de farmácia que inclui desde o cultivo da planta medicinal, envolvendo a cadeia produtiva com a agricultura local, até o produto final que é o fitoterápico, medicamento com plantas medicinais. O público-alvo é formado por usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da Atenção Primária. O laboratório de beneficiamento será na Fundação Beatriz Gama (FBG), e a dispensação nas farmácias das unidades de saúde.

 


Fotos de Cris Oliveira

Comments


barra do piraí.jpg

Barra do Piraí

Em Pauta

bottom of page