Doença que assusta o público masculino na faixa etária acima dos 40 anos
Os policlínicos do Jardim das Acácias e do bairro de Fátima receberam na manhã desta sexta, 25, moradores locais para atividades relacionadas ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, doença que assusta o público masculino na faixa etária acima dos 40 anos.
No Policlínico do bairro de Fátima, o médico urologista Vitor Campos realizou uma palestra sobre a importância da prevenção da doença, que segundo ele, é fundamental que se faça o exame PSA (de sangue) a partir dos 40 anos e de toque a partir dos 45 anos. "Se descoberta no início as chances de cura são enormes, por isso é preciso deixar de lado o preconceito que existe de se fazer o exame e procurar um urologista o quanto antes" - destacou o médico. Houve por parte do público uma grande interação com pessoas que contaram suas experiências. Depois das atividades houve um café da manhã compartilhado que descontraiu os pacientes.
No Jardim das Acácias, a equipe toda se envolveu nas atividades do Novembro Azul. A Coordenadora Técnica Angelina Oliveira dirigiu a palestra acompanhada pela Coordenadora administrativa, Marilda Coutinho. Na recepção, Lindalva e Ederson recebiam com carinho os participantes, no auxílio dos serviços gerais, Alessandra e no Auxílio de saúde bucal, Luciana. A profissional de odontologia Ana Lídia também acompanhou as atividades. Após a palestra esclarecendo a importância do exame preventivo.
A coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Rachel Ferreira Bello esclareceu que qualquer dúvida que os participantes tivessem e não quisessem expressar em público poderiam procurar a coordenação técnica para buscar esclarecimento. "Também há atividades hoje durante todo o dia no bairro São José, amanhã haverá no Jardim Real e na sexta, 30, encerramento da Campanha Novembro azul no policlínico do Jardim das Acácias" - informou Rachel. A Coordenadora das Unidades de Saúde, Roberta do Rosário também acompanhou as palestras. Um café comunitário encerrou as atividades no Policlínico.
FOTO: FABIANO SABINO
Comments