top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

ARQUITETO DO INTERIOR É PREMIADO NO MAM

O arquiteto Ranieri Barbosa Eliziário recebeu a premiação no MAM Museu de Arte Moderna no Rio

. Marcado pela toponímia do interior do estado, sou nascido em Volta Redonda, crescido na periferia de Barra Mansa, hoje morador de Angra dos Reis - RJ, sou mesmo um “papa goiaba . Formei -me em arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB -FERP) em Volta Redonda, com colação de grau em 2006 . Iniciei minha carreira trabalhando com projetos de arquitetura e construção de residências multifamiliar . Em maio de 2007 , prefeitura de Angra dos Reis . No contexto de minha formação, iniciei o mestrado em Planejamento Urbano e Regional no Ano de 2019 . Na trajetória profissional, trabalhei como profissional liberal atuando em projetos de arquitetura, acompanhamento de obras e demais tarefas relacionadas à construção civil . Sou autônomo desde 2007 , dedicando -me também a elaboração de projeto de arquitetura, em sua maioria de construção com fins residenciais . Militante de Movimento Negro organizado desde 2015 , hoje integro a coordenação de formação do Nucleo Marilda do Quilombo da UNEGRO (União de Negros e Negras pela Igualdade Racial) em Angra dos Reis . Assim, no contexto de lutas sociais / fundiárias temos buscado pautar com ações responsivas os debates sobre raça e cidade na escala local . Uma das ações que buscamos para cumprir estes objetivos foi pensar junto com a ARQUISABRA (Associação dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracui ) um plano popular para o Quilombo de Santa Rita do Bracui . Mestrando em planejamento Urbano com tema de pesquisa que busca explorar as disputas decorrentes do processo de consolidação e permanência das comunidades remanescentes com foco no caso de Santa Rita do Bracuí , partindo da articulação do campo político local, “o planejamento urbano e suas regulações que demarcam fronteiras entre o legal e ilegal . ” Segundo uma das hipóteses sugeridas pela pesquisa justapõe - se a “política discriminatória de natureza étnica a um embate entre as formas de ocupação e a relação de comunidade e território . ” (Rolnik , 2015 ,190 ) .

Atuação no contexto das restrições de mobilidade: No período das restrições, decorrentes da pandemia de Covid-19, movimentos sociais e comunidades tiveram um importante desafio para sua manutenção e organização. No início de 2022, com fim das restrições mais duras de isolamento, comunidade e movimentos sociais passaram a se relacionar presencialmente. É neste contexto que a atuação profissional de arquitetura pode colaborar com algumas ações de Projetos individuais ou coletivos de planejamento do território, a partir da responsabilidade social e engajamento de lutas.


Projeto de um restaurante, Eliane, quilombola de Santa Rita do Bracuí, sonha em ter um dia um restaurante próprio dentro do território para trabalhar para si! Boa cozinheira que só, coube apenas colaborar para materialização futura..


Projeto Legado Romaria da Terra Centro Comunitário, projeto desenvolvido através da assistência social, foi pensado junto à comunidade para fornecer um espaço seguro de uso coletivo e seu programa dispõe conforme lay out em planta de cozinha, biblioteca (onde ficará disponível também o acervo de pesquisas e documentos sobre o Quilombo do Bracuí, como filmes, entrevistas, inventários e teses), área pensada para atividades comunitárias, eventos, cursos, reuniões e recepção de visitantes. O Centro Comunitário tem como um dos objetivos, fortalecer o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária através da infraestrutura suporte para visitas, sendo também, articulado como centro de informações e referencia, fundamental para a valorização dos saberes, cultura e agroecologia do Quilombo. Neste sentido, o Centro Comunitário, visando atrair visitantes e formar alunos de todos os níveis de ensino, também abrigará um espaço para exposição do Memorial Passados Presentes que, com placas instaladas no Centro e ao longo do Quilombo, registram a longa história da comunidade. Nesta exposição, pode-se conhecer sobre a chegada de africanos escravizados, o tráfico ilegal, a construção da Rio Santos, a luta pela titulação da terra e a valorização do legado africano, como o jongo. Este Memorial foi construído em parceria com o LABHOI (Laboratório de História Oral) da UFF (Universidade Federal Fluminense) e o NUMEM da UNIRIO (Universidade Federal do RJ) no âmbito o Projeto Passados Presente, Memória da Escravidão no Brasil.

Este projeto busca viabilizar a construção de um equipamento comunitário no território da Comunidade dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rira do Bracui, em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. Sua implantação se encontra dentro da área reivindicada pela comunidade e, devidamente, identifica e delimitada pelo o INCRA, : INCRA 54180.000973/2006-18, legitimado e reconhecido pela Fundação Palmares, através do processo: 01420.000103/1999-87, e portaria: 211/2011. Nesse sentido, a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracui- ARQUISABRA , juntamente com a Coordenação Estadual Organizadora da XVI Romaria da Terra e das Águas, em Territórios de Povos Tradicionais, busca constituir um legado que possa contribuir com o fortalecimento de suas lutas, articulada com valorização da memória de seu povo, dos saberes , de cultura e a identidade local.


“Plano terreiros de quilombo: Atualização sistematização/ implementação do senso comunitário leitura e escuta do mapeamento da poligonal reivindicada. Seminário de diagnóstico e prognóstico do território Plano de diretrizes de ocupação e turismo. Patrocinadores: Projetos de extensão com apoio do edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) patrocinado pelo CAU/RJ. Pensado a partir do território e das territorialidades, esta ação visa aprofundar o debate sobre o direito à cidade e a relação da comunidade quilombola com os estudos urbanos. Neste sentido o NEGRAM junto com a ARQUISABRA (Associação dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracui), busca contribuir com um plano popular para o Quilombo de Santa Rita do Bracui.


Projetos de extensão com apoio do edital de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) patrocinado pelo CAU/RJ. Pensado a partir do território e das territorialidades, esta ação visa aprofundar o debate sobre o direito à cidade e a relação da comunidade quilombola com os estudos urbanos. Neste sentido o NEGRAM junto com a ARQUISABRA (Associação dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracui), busca contribuir com um plano popular para o Quilombo de Santa Rita do Bracui.

Este documento tem como finalidade apresentar as demandas da Comunidade Quilombola de Angra dos Reis, representada aqui através da Associação dos Remanescentes de Quilombos Santa Rita do Bracuí (ARQUISABRA), junto a Defensoria Pública da União (DPU). Nesse sentido visa reivindicar, junto a defensoria pública, os direitos de identidade, permanência e reprodução no território quilombola conforme os garantidos na constituição federal de 1988 através do ADTC-68 (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias)

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page