Programa garante registro dos estabelecimentos por meio de monitoramento da qualidade dos produtos de origem animal
Comerciantes de Angra dos Reis que trabalham com produtos de origem animal contam com um importante serviço municipal de inspeção em seus estabelecimentos. Por meio da Lei 1.283/50, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM POA) garante registro dos estabelecimentos por meio de monitoramento da qualidade dos produtos de origem animal. O programa atende supermercados e entrepostos de pescado e é ofertado pela Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca.
– O serviço de inspeção de produtos de origem animal municipal oferece garantias sanitárias aos estabelecimentos e aos consumidores. Isso agrega valor e gera emprego e renda no município. Graças a ele, o consumidor tem acesso a um produto de alta qualidade. Desejamos sucesso aos empreendedores que já adotaram o serviço oferecido por nossa secretaria – comentou Wagner Junqueira, secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca.
Estão aptos a receber a inspeção os estabelecimentos que manipulem produtos como linguiças, presuntos, salsichas, almôndegas, hambúrgueres, carnes temperadas, carnes resfriadas, carnes congeladas, peixes de água doce e salgada em filés e postas, polvos, camarões, vieiras, ostras, rãs, bolinhos de peixe, kibes de peixe, ovos frescos ou processados, farinha de clara, farinha de gema, leites refrigerados e U.H.T, queijos, iogurtes, manteigas e doces de leite.
– O objetivo da inspeção sanitária de produtos de origem animal é orientar o produtor de acordo com a legislação sanitária vigente. É importante que o município possua estabelecimentos onde o produto possa ser preparado e manipulado com segurança, evitando contaminação. Temos o objetivo de oferecer um alimento com qualidade e seguro à população. Isso é muito importante ao empreendedor também – complementou Luciana Assumpção, veterinária responsável pelo serviço.
Nos estabelecimentos onde são manipulados pescados, por exemplo, os produtos chegam em caminhões, são recepcionados e vão para a manipulação, onde são limpos, encerados, embalados e congelados. Os locais de entrada e saída dos produtos nos estabelecimentos precisam ser diferentes, para que se evite alguma possibilidade de contaminação cruzada. A higiene é o fator fundamental em todo o processo.
– Procuramos o serviço junto à Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca e hoje cumprimos com todas as normas e já estamos com o alvará. O produto aqui é muito bem tratado, manipulado e higienizado. Prezamos sempre pela melhor forma possível de armazenamento e pela qualidade perfeita do produto para o consumidor. Espero que possamos cada vez melhorar mais e mais – frisou Anderson Maia, dono do entreposto de pescado Rei do Camarão.
Para obter mais informações sobre a abertura do processo do SIM POA (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal) o empreendedor interessado pode ligar para o número 3377-1780 ou ir até a sede da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, localizada no Calçadão Nelcyr Bitencourt Cabral, 189 B - Coronel Carvalho.
Kommentare