top of page

As notícias em PAUTA:

Principais Notícias

Destaque

Foto do escritorAlana Oliveira

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE RESENDE APRENDEM MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS E LINGUAGENS

Projeto “Aguar” foi lançado em agosto de 2021 em escolas do município

Ativa no ensino da educação ambiental na rede municipal, a Prefeitura de Resende inseriu o projeto “Aguar” em mais uma unidade educacional. A Escola Municipal Jardim das Acácias, no bairro Fazenda da Barra III, se tornou o novo polo do projeto na última semana. A iniciativa é uma parceria com a empresa Águas das Agulhas Negras e existe desde agosto de 2021, sendo expandido gradativamente para alcançar mais alunos da rede.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma vivência em um laboratório vivo, em contato com a natureza e entendendo como acontecem os processos que partem da terra. Através do projeto, os alunos trabalham diferentes disciplinas, a partir de uma prática de vida, ressignificação valores e construção de uma memória afetiva com cuidado, respeito, emoção e do convívio com a diversidade.


- Em agosto de 2021 começamos a visitar algumas unidades escolares com a intenção de ter uma horta escolar. Esses foram os primeiros passos do projeto que ganharia cada vez mais proporção. Nosso intuito é formar uma geração mais conectada com os recursos naturais e com a vida que nasce da nossa terra. Após iniciarmos o projeto “Aguar” na E.M. Jardim das Acácias, queremos alimentar esse convívio e colher os frutos do projeto no desenvolvimento desses alunos – explicou a coordenadora de Educação Ambiental, Andréa Costa

Atividades pelo projeto “Aguar” A coordenadora e professora Andréa Costa preparou um planejamento de atividades para ser cumprido ao longo dos doze meses junto ao Engenheiro Agrônomo, Gabriel Ritter Monteiro. Isso começou no último dia 23 de março, quando a empresa Águas das Agulhas Negras promoveu o lançamento do projeto junto aos alunos da E.M. Jardim das Acácias. Na ocasião, os alunos foram envolvidos em um bate papo sobre a utilização da água na agricultura e de como a horta será utilizada para fomentar o saneamento ambiental.

Na sequência, a equipe do engenheiro Gabriel Ritter preparou os canteiros e a cerca no entorno da horta, e então programamos adubação, plantio e colheita para realizar junto aos alunos, realizado no dia 19 de abril com as duas turmas de 3º ano da escola.

- O encantamento está acontecendo aos poucos e todos os alunos colocaram suas mãos na terra para o plantio das mudas de diversas hortaliças. O projeto também será utilizado por todos os professores, pois uma horta escolar significa oportunidade de mediar uma aula diferente e prática. Queremos esse tato para os alunos e que isso faça parte da vida deles - comentou.

A partir da criação de um “espaço verde”, a coordenação de Educação Ambiental sugere alguns temas, que incluem até o aprendizado da matemática: medidas, volume, tempo, gráficos e quantidades. Além de ciências humanas, com aprendizados sobre época de cultivo, posição do sol; exportação e importação, medicina popular, cultura indígena; Ciências naturais, com ciclos, higiene, alimentação saudável, biodiversidade, cadeia alimentar, germinação; E linguagens, com aprendizado dos nomes dos cultivos em outras línguas, textos com temas ligados à horta (o uso dos agrotóxicos, alimentos orgânicos, agroeconomia).

Comments


Pinheiral.jpg

Pinheiral

Em Pauta

bottom of page