O projeto segue para o Poder Executivo que poderá sancionar ou vetar
Foi aprovado nesta quarta-feira (21) no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação (Síndrome de Diógenes). A medida é de autoria do Deputado Estadual Danniel Librelon (Republicanos). O projeto segue para o Poder Executivo que poderá sancionar ou vetar.
De acordo com o texto, as ações dos órgãos e entidades envolvidos no atendimento das pessoas em situação de acumulação podem ser planejadas e executadas de modo coordenado com o profissional da Unidade Básica de Saúde responsável pela gestão do caso.
Librelon explica que o projeto quer tratar a questão da Síndrome da Acumulação de forma mais abrangente, trazendo a discussão para a esfera estadual, considerando a relevância do assunto.
"Nosso objetivo principal é focar no tratamento mais humanizado para aqueles que estão com o problema, com garantia de atenção integral à saúde, buscando o bem estar físico, mental e social, além de nos preocuparmos também com a prevenção. O trabalho deve ser conjunto, para ser eficaz. Destacamos também a importância da capacitação dos profissionais envolvidos e o trabalho com as famílias, oferecendo apoio e orientação. Cabe lembrar, que embora estejamos propondo várias situações dependemos ainda da aprovação e regulamentação do poder executivo”, destacou o parlamentar.
Comentarios