Serão três dias de programação com muita música, atividades
esportivas e recreativas, além de praça de alimentação e feira do produtor rural
Será realizado em Angra dos Reis, de 13 a 15 de outubro, o 1º Festival Gastronômico e Cultural do Aipim do Vale Mambucaba. O objetivo é promover a produção rural da região através de um evento gastronômico e cultural com o envolvimento de toda a comunidade.
O evento será realizado na Av. Francisco Magalhães de Castro, nº1103, Parque Mambucaba, onde funciona a Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba, que é a organizadora do evento, com apoio dos comerciantes locais, da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Eventos e da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, além do Sesc, Senac, Sicomércio, entre outros parceiros.
Serão três dias de uma extensa programação, a partir das 8h até a meia-noite, com praça de alimentação, feira do produtor rural, apresentações das escolas locais, apresentações musicais e de dança, palestras e oficinas, além de atrações para as crianças, como brinquedos infláveis, jogos gigantes e contador de histórias (confira abaixo a programação completa).
Também como parte da programação haverá a Corrida Rústica do Aipim (6km – Trail Run), que será realizada no sábado, a partir das 8h, com a entrega dos kits, seguida da largada. As inscrições, que foram realizadas pelo site da Prefeitura de Angra, já estão fechadas com o preenchimento total das 200 vagas disponibilizadas.
- Estamos muito empolgados com o festival, pois é uma maneira de movimentarmos a região e mostrar todo o potencial que temos com a produção rural em Mambucaba. Por isso, haverá aula de como preparar nossos produtos como o aipim e o palmito pupunha. Também envolvemos a comunidade na participação da programação cultural com apresentações de música, dança, palestra e atividades infantis para que seja um evento acolhedor para toda a família – disse Sandra Regina Vieira de Souza, gestora cultural da Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba.
Atualmente a produção de aipim em Angra dos Reis é expressiva no estado do Rio, com quase 900 toneladas. O aipim, também conhecido como mandioca e macaxeira, é uma planta da espécie Manihot esculenta, pertencente à família Euphorbiaceae, da qual fazem parte mais de 7 mil espécies. Nativa da América do Sul, possivelmente da região Sudoeste da Amazônia, o aipim é cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo, por ser uma planta com raízes comestíveis.
Consumida de variadas maneiras por diferentes culturas, a raiz de mandioca é um alimento muito saboroso. No entanto, não é recomendável a sua ingestão quando crua, devido à presença de uma enzima de ácido cianídrico, que a torna intragável. Portanto, deve ser bem cozida ou frita, antes do consumo. A mandioca é muito utilizada para preparar purês, fazer farinha, tapioca, tacacá e até mesmo algumas bebidas (cauim, tiquira). Quem for ao evento poderá saborear bolos, salgados e outras delícias preparadas com o aipim cultivado em Angra.
No Parque Mambucaba acontece, sempre às quartas e aos sábados, das 8h às 13h, a feira do produtor rural, na Av. Francisco Magalhães de Castro, nº1.103, com alimentos cultivados na região, além de artesanatos como sabonetes com ervas medicinais.
PROGRAMAÇÃO
Dia 13 – Quinta-feira
• Grupo de Teatro Pequeninos do Rei da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira, apresentações a partir das 18h;
• Palestra com os mestres de jiu-jítsu Maia e Frederico, da Academia Talitha Kum, às 9h e às 14h;
• Aula-show de demonstração e utilização dos produtos regionais (palmito pupunha e aipim) com as chefs Rosane Gouveia e Ciça Roxo em parceria com o Sesc, às 15h;
• Noite Gospel com apresentação da Orquestra Harmony e Paz com o maestro Isaías de Castro e Banda; Projeto Kairós com Edmo e Martin, Manoel e Emerson e Jéssica do Mateia, às 19h;
* As escolas da região participarão do evento das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Dia 14 – Sexta-feira
• Oficina de como pilar arroz, com os produtores rurais Adyr e Valdemir, das 8h às 11h e das 13h às 16h;
• Palestra com os mestres de jiu-jítsu Maia e Frederico da Academia Talitha Kum, às 9h e às 14h;
• Ballet da Igreja São José Operário (projeto Talitha Kum); Mostra do Bellet Lá Fillie Mall – Professora Teresa Tallone; Gardee – A menina das fitas de cetim, apresentações a partir das 18h;
• Apresentação musical com Guará Nunss, às 19h;
* As escolas da região participarão do evento das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Dia 15 – Sábado
Corrida Rústica do Aipim, às 9h;
Dança Mix com a Academia Proquality, às 9h30;
Brincadeiras, jogos gigantes e contador de história, das 10h às 17h30;
Bingo, às 19h;
Apresentação musical com a Banda Anjos Stilizados, às 22h
Comments